quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Triunfo: um sertão que faz frio

Por Élida Maria
Cine Teatro Guarany editada
Apaixonante, encantadora e pacata, assim pode ser descrita a cidade de Triunfo, localizada no Sertão pernambucano a quase 400km do Recife. O município que não tem ônibus e a população nem chega a 20 mil habitantes possui vários lugares para ser conhecidos e apreciados por qualquer visitante. Não à toa, ela é conhecida como um ‘Oásis no Sertão’.

A aridez, a seca e as temperaturas elevadas são características das cidades sertanejas, porém, Triunfo foge a regra e com uma temperatura amena, principalmente no inverno, período de alta estação para as pousadas da região, atrai turistas e curiosos de locais mais distintos do Brasil. No inverno, a temperatura pode chegar a 8ºC, já no verão sobe até 28ºC.
No centro da cidade, um grande açude chamado de João Barbosa Sitônio embeleza quem passa pelo local. Nesse mesmo lugar é onde o teleférico, (equipamento que transporta as pessoas até o Sesi, um dos pontos altos do município) está localizado. De frente ao reservatório de água doce outro espaço belo: O Cine Teatro Guarany. É lá, onde todos os anos é sediado o Festival de Cinema realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
teleférico editada
Mas o Cine Teatro, o açude e o teleférico são apenas alguns dos pontos turísticos que o Oásis no Sertão dispõe. A cidadezinha é cheia de ladeiras e ruas calçadas com paralelepípedos e em quase toda esquina ou casario pode-se ver pinheiros exuberantes. Para quem não conhece a localização geográfica do local, pode até duvidar que ela faça parte do sertão.
As belezas de Triunfo estão espalhadas por todo o município. Na parte histórica da cidade é possível encontrar templos religiosos, a tradicional Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, os conventos Lar Santa Elizabeth e São Boaventura e o Museu do Cangaço – que relembra a história de Lampião.
Saindo um pouco da área central do município onde ficam as aconchegantespousadas, os visitantes têm outras opções. Entrar dentro de uma cacimba e visualizar a fonte de água brotando do chão são uma delas. A ‘Cacimba do Neco’ é um local visitável por turistas que jorra água com poucos metros da superfície. Outro ponto encantador é a Furna dos Holandeses. O espaço é uma caverna que serviu de abrigo na época da invasão dos holandeses.
Cachoeira dos Pingas 2 editada
Para quem gosta de cachaça, saborear a bebida em pleno local de fabricação é uma sugestão. O engenho que produz a cachaça Triumpho é aberto à visitação e pode-se visualizar todos os processos desde a destilação e fermentação até enchimento das garrafas.

Já quem gosta de apreciar a natureza, tomar um banho refrescante em uma cachoeira também é possível. A Cachoeira dos Pingas possui uma beleza incontestável e pode ser visitada e aproveitada também. A água bem gelada passa por duas quedas até desbocar numa terceira e enorme queda onde nesta última não é permitido banho.
Além dos vários pontos turísticos um dos eventos que mais atrai visitantes no decorrer do ano é a Festa do Estudante. A comemoração é realizada todos os anos pelo governo do Estado que traz cantores brasileiros para animar as noites frias da cidade sertaneja.
Segundo os moradores do município, o lugar possui índices baixos de assaltos e violência. Sair com câmaras pelas ruas de Triunfo durante o dia ou à noite, por exemplo, quase não há risco.
Cristo redentor no Pico do Papagaio editada
Ponto mais alto do Estado – É em Triunfo que se localiza o ponto mais alto de Pernambuco. O lugar intitulado de Pico do Papagaio possui 1260 metros acima do mar e permite uma das mais belas paisagens do município. Lá do alto onde tem um Cristo Redentor, se enxerga seis cidades pertencentes ao Vale do Pajeú. Também é possível degustar comidas típicas da vegetação que são produzidas e vendidas por moradoras do pico. Doces, geleias e licor podem ser adquiridos no pequeno comércio que fica ao lado do ponto alto. Segundo moradores da cidade, o nome ‘Pico do Papagaio’ se deu em virtude de possuir anteriormente muitos papagaios no local.
Cacimba de João Neco eitada
Transporte – Como o lugar não possui uma larga extensão, o principal meio de locomoção é a pé. Já para os locais um pouco mais distantes há moto-taxis. Outro meio de transporte são veículos particulares ou taxis, porém, quem gosta de fazer caminhada circula toda a área central da cidade em apenas alguns dias.

Como chegar: Saindo do terminal integrado de Passageiros (TIP) em Recife, há diariamente ônibus da empresa Progresso. Indo a carro da capital pernambucana, pode-se seguir inicialmente pela BR 232.

0 comentários:

Postar um comentário